Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A cola

Não sei se já havia perguntado a Lelê se ela costumava colar nas provas da escola. Resolvi perguntar de forma generalizada, ou seja, perguntei se a turma dela costumava colar muito.
De bate pronto respondeu que não, que nunca ninguém tinha colado em sua turma. “Nem colocando um resumozinho, com letras bem pixototinhas, debaixo das pernas?”. “Os professores têm olhos de águia!”, disse ela. Eu já estava cercando-a para individualiza-la, quando lembra: “Ah, agora me lembro. Colei, sim, no 6º. ano”. Não vou falar aqui qual disciplina.
Concordou ela quando ponderei que ficava difícil sua turma colar, porque eles são apenas 19 alunos, muito fáceis do controle do professor.
“Eu também já colei”, disse-lhe, e ela deu uma risada. O motivo do riso é que achou engraçado (estranho) eu ter confessado meu pecado escolar. De certa forma ela se sentiu menos culpada depois de minha confissão.
“Estranho”, para ela, é que ficou no ar o pai confessar seus deslizes, quando geralmente eles querem ser modelo para seus filhos. Pra mim, bacana é que ela perceba que a verdade é nobre de ser falada. Nobre, não sei, essa palavra está muito chique para esse contexto, mas que seja, digamos, correto falar a verdade.
“Também, isso é desde criança”, disse, querendo falar que é desde dos primeiros anos escolares quando já se tem noção real de estudo. Colei, e ela também, mas fiz com que ela percebesse que isso não foi regra em minha vida como não é na dela.
Com esses movimentos contra a roubalheira, chamados pela internet, que se expande paulatinamente pelo Brasil, ela sabe que não vale a pena praticar esses atos, mesmo que pequenos. Maurinete sempre está lhe mostrando o caminho da retidão.
Mas, cá pra nós, quantas e quantas vezes fizemos provas na escola e as respostas não vinham nem a pau, ou estavam na ponta da língua, e dava uma vontade danada da gente colar. Inda mais eu, que nunca fui estudante modelo, exemplo nota dez.
Fiz esse questionamento de cola pra Lelê sem propósito específico, mesmo sabendo que essa semana e a outra ela está lotada de provas.
A única cola que ela não abre mão é a coca. Ah, se deixar ela está na cola direto!

Nenhum comentário: