Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Viagens de Gulliver

Cheguei um pouco mais cedo na Escola Parque pra pegar Lelê e fui à biblioteca da escola e peguei dois livros pra ela ler. Nunca mais ela tinha lido um. O último foi o Blog da Cacau, se não me engano. Peguei o livro A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector. Um livrinho que ela escreveu em 1974 e é sobre uma galinha. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro infantil dela. Só este ano é que vim a ler o A Hora da Estrela, de Clarice. Coincidentemente Maurinete telefona-me e diz que acabara de ganhar de presente o filme em dvd A Hora da Estrela, de Suzana Amaral baseado no livro de Lispector.
Bem, o outro livro que peguei pra Lelê ler foi Viagens de Gulliver. Quando mostrei pra Lelê ela de imediato falou que já tinha lido esse livro.
LL: Num é aquele que ele mora numa casa?
Sinceramente não me lembro desse detalhe e já em casa conferi o livro que ela tinha lido. É um livrinho – oito páginas - super infantil de uma coleção chamada Histórias Encantadas. E lá está escrito: “Afeiçoado a Gulliver, a rainha ordenou que construíssem uma casa do tamanho dele para que ficasse bem acomodado”. O livro que ela irá ler é de uma outra coleção: Reencontro Infantil, da editora Scpione, também ilustrado, já mais extenso – 48 páginas - , adaptação de Lúcia Tulchinski. Tá parecendo que estou preparando terreno pra ela ler a tradução do original – 276 páginas – na tradução Octávio Mendes Cajado, da coleção Os Imortais da Literatura Universal. Isso é que é o verdadeiro processo de leitura: uma escala do infantil ao adulto.


Nenhum comentário: