Pesquisar este blog

Seguidores

Total de visualizações de página


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUEM CRESCEU?

Um mês depois chegou Lelê em casa. Estava de férias em Vitória-ES com a parentada toda. As saudades eram amenizadas apenas com telefonemas. Aliás, falei um mês mas não chegou a ser um mês. Uma semana antes de completar um mês ela telefona dizendo que quer retornar. Surpresa para nós. Antes, quando ela era gurizinha, ia pra lá e só queria voltar no último minuto do segundo tempo, já chegando aos acréscimos finais e torcendo pra ter prorrogação.

Ela está querendo que retorne logo as aulas – amanhã – para matar a saudade com a galera. Saudade da matemática, do português, de geografia... é que não é. E a neguinha chegou maior do que já era. Meteu o pé na jaca do pão, toddy, chocolate e doçuras mais. “tem nada não”, disse Maurinete, “logo, logo ela entra no regime de acordar cedo e queimar calorias com o dia-a-dia escolar”. Nem me preocupo, pois ela terá seus dias de não querer almoçar e depois querer almoçar e por aí vai.

Já entrando na idade dos treze anos, na fase de pré adolescência - ou será pré aborrecência? – tem muito hormônio pra queimar e eu e Maurinete mais neurônios ainda por causa dela.

Ontem ela foi passear com nina, sua bicicleta, e estranhou muito.

Lelê: Pai, essa bicicleta diminuiu?

Eu: Não, minha filha, foi você que fermentou.

Já estou vendo que sua bicicleta terá que ser repassada para alguma criança menor. Ela, com uma bicicleta grande pelo menos agora terei companhia para apostar corrida pelas ruas do condomínio, com reclamações de Maurinete no papel incansável de mãe zelando por nossos braços e pernas em suas orações e puxões de orelha.

Lelê agora não larga seu óculos escuro, colorido, a lá Rei Start – não sei se é assim que escreve.

Eu: Peraí, Letícia, esse seu óculos está torto na sua cara.

Lelê: Não, pai, é que você está olhando com a cabeça torta.

É a lógica dela.

Os livros e cadernos escolares de Lelê já estão todos em ordem. Os cadernos, já identificados com os nomes das disciplinas, estão em ponto de bala. Lelê é o maior zelo com eles. Pelo que eu já conheço, e pelo o que eu fui quando criança, não dou uma semana pra começar a fazer rabiscos extras.

Oitava ano, sétima série. À luta!

Nenhum comentário: